A páginas tantas…

Como se pode ler na página de Apresentação, este blog funcionará como plataforma de apoio à realização do programa Páginas Tantas, que se iniciará no próximo dia 9 de Janeiro no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, em co-organização com o Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Trata-se pois de retomar, ou recomeçar, uma actividade de divulgação do livro que as pessoas associadas à iniciativa, todas elas universitárias, entendem como uma extensão natural da sua prática de investigadores e professores.

Retomar ou recomeçar, dizia-se acima, já que esta iniciativa se segue a outras que decorreram nos últimos anos no Teatro Académico de Gil Vicente – Escaparate e Os Livros Ardem Mal – com equipas algo diferentes mas das quais alguns membros permanecem. O tempo, entretanto, foi fazendo o seu caminho, permitindo extrair lições do que correu bem ou menos bem e criando novas modalidades de divulgação. Páginas Tantas não se distinguirá demasiado dos programas anteriores, mas não se limitará a ser uma mera repetição. Nesse sentido, as «extensões» que proporemos para a obra de cada convidado, e que variarão em função da própria natureza dessa obra, são um desses sinais exteriores de um desejo de repensar o modelo de um programa sobre livros num espaço com as características do teatro académico da Universidade de Coimbra. Finalmente, o registo do programa em suporte digital e a sua posterior disponibilização na colecção iTunes da Universidade de Coimbra, permitirá que o programa atinja uma plateia muito mais alargada, o que se saúda, sem contudo (convém ser nisto claro) fazer desse alargamento a condição de justificação da sua existência.

Quanto a este blog, irá sendo aquilo que a agenda dos seus autores permitir, sem se afastar excessivamente do perfil de um blog sobre livros e «coisas» do mundo cultural, feito por pessoas que são professores universitários e que não deixarão por isso de reflectir, sempre que tal se afigure conveniente, sobre a sua condição de estudiosos e professores. Esperamos poder contar consigo.

Advertisements