Surpresas infantis

O álbum ilustrado Como é que uma galinha…, com texto de Isabel Minhós Martins e ilustrações da brasileira Yara Kono, é mais uma publicação do Planeta Tangerina (2011).

Mantendo a imagem de marca da editora e da coleção, insiste numa paleta cromática reduzida e de cores planas e pouco vibrantes. Na capa, a disposição sempre diferente de título, autores e editora e, no verso, a singularidade do código de barras, desta feita, enquadrado num vaso de flores.

Construída em torno da pergunta “como é que uma galinha”, a história traça o itinerário de uma descoberta partilhada entre as personagens retratadas e os pequenos leitores de idade pré-escolar. Ao mesmo tempo, tanto no corpo do texto, como nas guardas, abre-se espaço a outras histórias com galinhas.

Numa abordagem realista explora-se a surpresa admirada entre a insignificância da galinha, disforicamente tratada, e a dádiva assombrosa do ovo. Um tratamento que é compensado pela fantasia animada da fauna e articulado com um quotidiano alimentar de ordem aleatória.

Todo o percurso se desenvolve  numa linguagem que combina naturalidade da expressão infantil, sonoridade e didatismo. Paralelamente, a imagem acrescenta ao texto o coro de espanto dos animais familiares, a sua participação culinária e o merecido descanso final. E o convívio celebratório é coroado com os híbridos humorísticos humano-galinha e galinha-caixa de ovos. Completam-se, assim, as possibilidades representativas do animal que também já aparecera em colagem fotográfica.

De mérito essencialmente gráfico, este álbum ilustrado estimula o olhar e educa a percepção e a curiosidade, numa divertida combinação de códigos escrito e visual. Intuitivamente, os cruzamentos que a leitura possibilita, sempre no eixo da perplexidade, relevam à sensibilidade infantil a possível ilusão das aparências e estimulam leituras que transponham a banalidade do estereótipo.

Isabel Minhós Martins e Yara Kono, Como é que uma galinha…, Lisboa, Planeta Tangerina, 2011. ISBN978-989-8145-34-5.

Advertisements